Foto: Bibiana Pinheiro(Diário)
Registro de Santa Maria às 16h deste sábado, com chuva.
Entre a noite deste sábado (28) e a manhã de domingo (29) é possível que chuvas fortes e intensas, acompanhadas de raios e temporais atuem em boa parte do Estado, incluindo Centro-Norte, Vales, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte. O alerta é do Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, que reforça a atenção para as próximas 12 horas. Até o momento, são esperados acumulados de precipitação de 80 a 130 mm. Os boletins são atualizados constantemente.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Neste cenário, o meteorologista Gustavo Verardo lista algumas cidades gaúchas que devem ficar em alerta: Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Cotiporã, Feliz, Bom Princípio, Montenegro, Serafina Corrêa, Soledade, Passo Fundo e Cruz Alta. Esta, da região, pode registrar 100 mm, com alagamentos e possíveis transtornos. A prefeitura de Dona Francisca emitiu um alerta sobre a possibilidade de inundação do Rio Jacuí entre o sábado e o domingo.
O aprofundamento da área de baixa pressão sobre o Estado, aliado ao fluxo de umidade provenientes do Norte do País, favorece chuva forte a intensa em áreas da metade Norte. Os acumulados variam entre 50 e 90 mm/dia nas regiões Noroeste, Norte, Região Metropolitana e Litoral Norte, podendo chegar aos 100 mm/dia nos Vales, Noroeste, Centro-Norte e Serra, especialmente durante a noite. Nas demais regiões, os volumes ficam entre 10 e 40 mm/dia. Também há risco de temporais com granizo, além de rajadas de vento acima dos 70 km/h no Noroeste, Norte, Nordeste e parte da Serra.
Na madrugada e parte da manhã de domingo (29), a formação de um ciclone extratropical próximo da costa ainda favorece chuvas intensas e persistentes, acompanhada de raios e temporais isolados. Os acumulados variam entre 50 e 90 mm/dia nas Missões, Noroeste, Nordeste, Norte e RMPOA, pontualmente podendo superar os 100 mm/dia nos Vales, Serra, Litoral Norte e Centro-Norte. Nas demais regiões, ficam abaixo de 30 mm/dia. Com a influência do ciclone, as rajadas de vento se intensificam, variando entre 50 e 80 km/h na metade Sul do Estado, Região Metropolitana, Costa Doce, Nordeste e em todo o Litoral, deixando o mar agitado. Há risco de temporais com granizo e rajadas de vento acima dos 70 km/h no Noroeste e Norte na madrugada.
- VÍDEO: Desvios e pare e siga: os desafios de trafegar pela RSC-287
- Famílias afetadas pelas chuvas devem começar a receber auxílio de R$ 2 mil do Estado a partir desta sexta; veja como
Alerta de risco geológico
Acompanhados das fortes chuvas, os deslizamentos de solo, quedas de blocos de rocha e barreiras, também aparecem no alerta da defesa civil. O risco é até domingo (29) e se extende pelo norte do Estado, onde se acentuam os acumulados pluviométricos e se agravam as condições propícias para as ocorrências de eventos geológicos.
A faixa para os eventos relacionados à quedas de blocos de rochas e deslizamentos de solo/ou rocha se intensifica em áreas de encosta, de forma geral e, especialmente, nas regiões dos Vales do Taquari, Vale dos Sinos e região Serrana, com maior probabilidade nos seguintes municípios, na classificação de Risco Alto à Muito Alto (SGB): Arroio do Meio, Barros Cassal, Carazinho, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Encantado, Espumoso, Ernestina, Garibaldi, Gramado, Ibirubá, Lajeado, Marau, Marques de Souza, Muçum, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Nova Prata, Passo Fundo, Progresso, São Francisco de Paula, São Marcos, Soledade, Tio Hugo, Três Coroas e Vacaria.
Monitore por meio dos sinais que aparecem geralmente nas encostas de morros, construções nas proximidades dessas encostas, áreas de mineração e nos taludes dos cortes de estradas:
- Rachaduras no terreno e em construções
- Blocos de rocha soltos
- Vegetação inclinada
- Escoamento e surgências de água
Segunda-feira
Já no início da semana, segunda-feira (29), o tempo volta a ficar estável em todo o Estado. As temperaturas ficam baixas, com as mínimas variando entre -1°C e 7°C.
Confira a previsão do tempo
Em caso de emergência
Pessoas que tiveram danos devido à chuva e precisam registrar ocorrências podem fazer contato pelo WhatsApp da Defesa Civil, por meio do número (55) 99110-7940.
Foi atingido por um temporal?
Peça ajuda pelos números:
Ciosp
- 153
- (55) 99217-8122
- (55) 99167-4728
- Defesa Civil
(55) 99110-7940 - Samu
- (55) 99167-8452
- 192
- (51) 33200-100
- (51) 33220-192
- (55) 3307-9737
Corpo de Bombeiros
- 193
- (55) 98454-5968
Brigada Militar
- 190
- (55) 99939-0190
Batalhão Rodoviário da Brigada Militar
- (55) 3225-1009
Polícia Rodoviária Federal
- 191
Leia mais:
- Fim de semana deve ter o retorno da chuva e há possibilidade de inundação do Rio Jacuí na região; confira a previsão do tempo
- Homem em situação de rua que foi agredido em Santa Maria diz que não entendeu ataque: “Fui agredido sem motivo nenhum”
- Contas de luz permanecem com bandeira tarifária vermelha em julho